quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Classico dos classicos

O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

O Pica-pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de Setembro de 1950.Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957. A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960 onde é trasmitida até Hoje. 



Personagens principais



Pica-Pau  - é o dono da gargalhada mais famosa dos desenhos. Muito esperto, vive numa boa em sua casa na árvore e apronta com todo o mundo.








Paulina  - é a charmosa namorada do Pica-Pau. É confiante e independente, mas às vezes fica muito furiosa.









Pé-de-Pano  - cavalo bonzinho que faz as tarefas árduas da fazenda onde mora com um casal de velhinhos. Ele morre de medo de bandidos como Dooley.








Leôncio - é meio bobão, aquela pessoa que tira você do sério. Toda vez que encontra o Pica-Pau, sai briga. Meany Ranheta (Mrs. Meany) - Dona da pensão onde mora o Pica-Pau, como o próprio nome já diz, ela é muito ranzinza. Está sempre brigando com o Pica-Pau.






Meany Ranheta - é uma pobre observadora de pássaros. Fica louca com o Pica-Pau, mas ele não sabe por quê.









Zeca Urubu - é cheio de más intenções. Sempre tenta se dar bem contra o Pica-Pau, mas nunca consegue.









Zé Jacaré - mora no pântano e não desiste de capturar o Pica-Pau para fazer um lanchinho, mas sempre se dá mal. 










Dooley - é o sujeito mais mal-encarado e mal-intencionado que o Pica-Pau conhece.




  
Algumas Curiosidades:

  • No Brasil o Pica-Pau não tem nenhum nome, diferente da versão original nos Estados Unidos, onde ele se chama Woody Woodpecker (que traduzido ficaria: "Woody Pica-Pau"). Mas o que poucos sabem hoje em dia, é que nos anos 1950 e 60, quando as revistas em quadrinhos do Pica-Pau chegaram ao Brasil pela EBAL, tentaram fazer uma adaptação brasileira do nome dele, chamando-o de "Údi Údi o Pica-Pau", além do "Leôncio" que se chamava "Joca", e outros personagens que tinham a tradução de seus nomes diferentes. No final dos anos 1960, quando os episódios do Pica-Pau começaram a ser dublados na AIC (antes eles eram exibidos na TV sem nenhuma dublagem), começaram a chama-lo apenas de "Pica-Pau", e nos anos 1970 nos estúdios da BKS, também começaram a utilizar os nomes dos outros personagens, que são conhecidos até hoje.
  •  Em O Novo Pica-Pau, há um personagem que é baseado em uma pessoa real. O Doutor Lelé ("Doctor Nutts" ou Dr. "Doug Nutts") é umacaricatura de um comediante estadunidense chamado Don Knotts. O nome do personagem: "Doug Nutts" é uma paródia ao nome "Don Knotts".

Nenhum comentário:

Postar um comentário